sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Televisão: Os 10 maiores Clichês das Novelas!

Esse final de ano está uma loucura para todos! Com o tempo cada vez mais escasso e um monte de coisas para fazer, o blog tende a ficar em segundo plano. As visitas e comentários também diminuem. Mas para não deixar o 'Doces Verdades' desatualizado busquei na internet algo interessante para dividir com vocês.
Achei no site da Veja, no blog 10+, o seguinte post: "Os 10 maiores clichês das novelas em todos os tempos".
Acho que os autores de novelas, em alguns pontos, acabam abusando de temas que são velhos conhecidos do grande público e que fizeram e fazem sucesso. Pode ser falta de criatividade ou a briga pela audiência que os fazem escrever novelas usando historinhas tão batidas. Eu não gosto, tanto que não assisto mais, e é raro eu gostar de alguma novela atualmente.
Mas vamos para os clichês?

10. Metade do elenco trabalha em uma empresa familiar
Não importa o ramo. De grife de roupas a construtora, toda novela sempre tem uma empresa “construída a muito custo” por um homem ou um casal que hoje enriqueceu e sustenta “um verdadeiro império”. Esses proprietários coincidentemente têm mais de um casal de filhos e alguns outros tantos agregados, todos devidamente empregados na companhia, que acaba sendo cenário para muitas das tramas.

09. O filho do empregado é tratado como se fosse da família
O clã rico de uma novela sempre tem empregados devidamente uniformizados, que moram em uma casa anexa à principal. Nesse lugar, o casal de funcionários vive com os filhos, que crescem brincando com os filhos dos patrões e, portanto, sendo tratados como membros dessa família. Daí, os perfis variam entre aqueles que abusam da mordomia e se apaixonam por alguém da mansão e os de bom coração que viram amigos e confidentes de todos.




08. O golpe da barriga funciona
Não importa se a história é de época ou se passa nos dias de hoje. Sempre há uma mulher que, para segurar o amor da sua vida, forja um exame de gravidez - e algumas chegam até a sustentar uma barriga falsa por algum tempo. As artimanhas vão desde dar um sonífero para o mocinho e deitar ao lado dele na cama para fingir relação sexual a até aproveitar uma recaída para dar o bote certeiro. Em 90% dos casos, o galã cai na armação e se sente forçado a “reparar o erro” casando-se com ela - nos outros 10% é a mocinha quem abre mão dele.

07. Sempre tem uma criança prodígio
Ela conversa com todos de igual para igual, tem sempre algo relevante para dizer e, muitas vezes, faz o papel de psicóloga do seu núcleo de personagens. Não, não estamos falando daquela vovó simpática que vira-e-mexe também aparece em uma novela. Esse é o perfil da criança prodígio, que parece ter se tornado item obrigatório. A inocência infantil passa longe dela, que convive demais com adultos ou teve que amadurecer mais rápido por algum trauma na família.

06. A mocinha tem uma vida sofrida, mas vive sorrindo
É indiscutível que toda trama precisa de mocinha e vilã - ou da variação masculina disso. Mas é incontestável também a chatice dessas boas moças. Elas são inacreditavelmente felizes, apesar de na maioria das vezes ter uma vida difícil, e são também puras de coração, não desejam o mal de ninguém, não reclamam de nada e perdoam tudo.

05. O par romântico só fica junto no fim da trama
Tudo bem que quase todas as mocinhas são apáticas, mas talvez seja porque elas sabem que irão sofrer até os últimos capítulos. Na ponta do lápis, o vilão se dá bem durante praticamente toda a trama, ou seja, por muito mais capítulos do que o casal de mocinhos - que invariavelmente só vão ficar juntos no final de história. E já que demoraram tanto para viverem seu grande amor, que sejam “felizes para sempre”, como em um conto de fadas mesmo.

04. O vilão morre, enlouquece, se arrepende ou foge
Para que o casal de protagonistas viva “feliz para sempre”, é preciso acabar com o vilão - ou, pelo menos, tirá-lo de circulação para que não atrapalhe mais. Neste caso, são poucas as variações: ele morre ou se suicida, fica louco (ou só tem a loucura comprovada) e acaba internado em uma clínica, se arrepende ou simplesmente consegue fugir.

03. Alguém se casa no último capítulo
Novela sempre termina com festa. Os vilões que já pagaram seus pecados de um lado, e os mocinhos renovando seus votos de amor de outro. E desde que alguém teve primeiro a ideia de reunir todos eles em um casamento, ninguém mais conseguiu fugir à regra. Afinal, são poucas as festas para as quais até os personagens de núcleos mais distantes podem ser convidados. E quem já se casou também reaparece para mostrar que cumpriu a ordem natural da vida e está grávida ou já com filhos.


02. Os segredos são revelados à beira da morte ou no capítulo final
Sempre há um segredo a ser desvendado em uma novela. Seja o paradeiro ou a existência de um filho ou um pai desconhecido até um assassino misterioso. No primeiro caso, a notícia em geral é dada por alguém que está à beira da morte e decide fazer sua última revelação - na maioria das vezes acompanhada de um pedido de perdão. Já a resposta para “Quem matou fulano?” surge no meio da trama e é levada até os momentos finais.

01. Uma mulher é apaixonada por quem não quer nada com ela
A boa e velha ciranda do amor: apaixonar-se por alguém que ama outra pessoa. Em novela, é esse triângulo amoroso que guia a trama, variando apenas entre um homem e duas mulheres ou uma mulher e dois homens. Fato é que a pessoa não-correspondida é sempre aquela capaz de qualquer coisa para conseguir o seu amor, e passa a história toda armando contra o casal que deveria ser feliz - e será, mas apenas no fim da história.



Será que essa lista faz sentido? Você concorda com ela? Tem algum outro clichê que você incluiria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário