segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Coca Cola desenvolve garrafa com nova tecnologia


A garrafa de 290 mililitros é a principal embalagem de vidro da Coca-Cola Brasil. Havia, no entanto, o interesse da empresa em reduzir o peso do vasilhame sem que ele perdesse a funcionalidade, a qualidade e o desempenho em linha sua linha de produção. A solução surgiu com um novo desenho da garrafa, com a redução de suas dimensões, porém sem alterar a capacidade volumétrica e seu formato tradicional.
O formato Ultra Design, como é denominado, utiliza a mais moderna tecnologia de aliviamento das embalagens de vidro desenvolvida pela The Coca-Cola Company. A nova garrafa é 3 centímetros mais baixa que a anterior, o que resulta na redução de 100 gramas, ou 25% no peso de cada unidade. Com isso, houve ganhos em estocagem, frete e custo das caixas plásticas (garrafeiras) de transporte.

A decoração serigráfica é a mesma da garrafa antiga (em Applied Ceramic Label, ou ACL), mas um painel cilíndrico na nova garrafa possibilita a utilização de rotulagem com maior número de cores, o que representa vantagem competitiva no mercado de garrafas retornáveis de refrigerantes.

Em escala, os números que a mudança do peso e da altura da nova garrafa KS Ultra mostram são notáveis: economia de 100 toneladas de vidro por milhão de garrafas produzidas, redução no consumo de energia elétrica na fabricação e mais eficiência no transporte, com menos emissão de CO².

Nenhum comentário:

Postar um comentário